SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 númeroESPRevisando propuestas e iniciativas de organización de la enseñanza en ciclos: un debate actual y necesarioPolíticas públicas para formación de tecnólogos en Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión impresa ISSN 0104-4311versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

CARLOS, Lígia Cardoso  y  PEREIRA, Dirlei de Azambuja. Formação de professores em uma perspectiva democrática: Encontros sobre o Poder Escolar. Roteiro. UNOESC [online]. 2018, vol.43, n.esp, pp.155-176. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v0i0.16475.

No presente artigo tem-se como propósito apresentar e discutir a respeito de um projeto de formação continuada de professores da educação básica que ocorre na Cidade de Pelotas, RS, Brasil, desde 2001 chamado Encontros sobre o Poder Escolar. Tomamos como referência nossa experiência de participação em diferentes etapas da organização e do desenvolvimento do Projeto e uma entrevista com a primeira coordenadora. Entendemos que dar visibilidade a essa ação de formação potencializa a ideia de aproximação e diálogo entre os saberes acadêmicos e os saberes construídos nos cotidianos da docência na escola, engendrando e fortalecendo processos de autonomia e vivência democrática.

Palabras clave : Formação Continuada; Democracia Escolar; Educação Básica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )