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Roteiro

versión impresa ISSN 0104-4311versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

AFONSO, Anthone Mateus Magalhães  y  GONZALEZ, Wania Regina Coutinho. Políticas públicas para formação de tecnólogos no Brasil. Roteiro. UNOESC [online]. 2018, vol.43, n.esp, pp.177-208. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v0i0.16290.

Neste estudo analisaram-se as políticas públicas educacionais voltadas para os Cursos Superiores de Tecnologia (CSTs) desde o início da sua oferta, na década de 1960, identificando, entre outros aspectos, as concepções de educação adotadas nesse período de estudo e os enfrentamentos das instituições públicas de educação profissional a essas políticas. São consideradas as contribuições de Marisa Brandão, Acácia Kuenzer e Neise Deluiz para efetuar uma análise a partir de pesquisa documental que identificou o surgimento dos cursos de graduação de curta duração e traçou a concepção inicial dos CSTs, seguindo com as políticas nacionais criadas a partir da década de 1990 até o segundo Governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC). Os resultados obtidos revelaram algumas constatações, dentre as quais se destacam: em todo o período compreendido nesta pesquisa o modelo legal proposto para os CSTs promovia uma educação voltada para o mercado de trabalho; a retomada da oferta dos CSTs pelos Governos FHC sinaliza um modelo de política pública que parecia trazer a execução antes do planejamento, o que ocasionou alguns efeitos desastrosos, como baixa aceitação dos profissionais formados e dificuldade para continuidade dos estudos acadêmicos em nível de pós-graduação e para ocupação das suas funções profissionais de trabalho, uma vez que a oferta dos cursos ocorreu antes mesmo da sua completa regulação.

Palabras clave : Cursos Superiores de Tecnologia; Políticas Públicas; Educação Profissional e Tecnológica; Concepção de Educação.

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