SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issueESPEarly Childhood Education and institutional evaluation: pathways and challengesSelf(trans)formation processes permanent with educators: possibilities of reinvention of the pedagogy of popular education in the public school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

Print version ISSN 0104-4311On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

MEDEIROS, Jássio Pereira de  and  TORRES, Leonor Lima. Relações entre cultura organizacional e trabalho docente no Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Roteiro. UNOESC [online]. 2018, vol.43, n.esp, pp.241-271. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v0i0.16362.

No presente estudo objetivou-se analisar as relações entre os construtos Cultura Organizacional e Trabalho Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), mediante a proposta de expansão da educação profissional no Brasil. Para tanto, recorreu-se à construção de um modelo teórico apoiado, principalmente, nas discussões de Torres (2004) sobre cultura escolar, cultura organizacional escolar e cultura organizacional de escola e nas discussões de Mancebo (2007) sobre precarização, intensificação, flexibilização, descentralização e avaliação do trabalho docente. Recorreu-se ao método do estudo de caso, que adotou o IFRN como campo de observação. Para o levantamento dos dados foi administrado um inquérito por meio de questionário a 213 professores. Os resultados obtidos sugerem como destaque, entre as variáveis de cultura organizacional, aquela voltada para os valores e normas organizacionais, sendo esta a principal variável a influenciar na realização do trabalho do professor, com ênfase para a sua (in)satisfação com a remuneração recebida, para a precarização das condições de trabalho e a intensificação do trabalho docente.

Keywords : Educação Profissional; Cultura Organizacional; Trabalho Docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )