SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issueESPThe director as manager and the different pressures and dilemas of answerability in the state public schoolChild work and youth and adult education in the perspective of adults workers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

Print version ISSN 0104-4311On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

MORESCHO, Sandra Maria Zardo  and  DELIZOICOV, Nadir Castilho. A formação continuada do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio na Gerência Regional de Educação de Chapecó, SC. Roteiro. UNOESC [online]. 2018, vol.43, n.esp, pp.345-376. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v0i0.16464.

Este artigo apresenta dados de pesquisa qualitativa sobre a formação continuada de professores ofertada por meio do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) nos anos 2014 e 2015. O objetivo no trabalho foi investigar as percepções dos orientadores de estudo do Pacto sobre a formação desenvolvida com professores de 10 escolas públicas estaduais pertencentes à Gerência Regional de Educação (Gered) de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. Os dados foram obtidos por meio de entrevista semiestruturada, e a análise apresenta o parecer do orientador de estudo, as dificuldades enfrentadas e o término do PNEM diante da Reforma do Ensino Médio. Os resultados indicaram a significância da formação, que contribuiu para o reconhecimento do estudante do ensino médio enquanto sujeito. A finalização do PNEM é tida como aspecto lamentável, associada ao temor do aumento da desvalorização e precarização da docência com a Reforma do Ensino Médio.

Keywords : PNEM; Orientador de Estudo; Formação Continuada de Professores; Reforma do Ensino Médio.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )