SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 númeroESPEl director como gestor y las diferentes pressiones y dilemas de la rendición de cuentas en la escuela públicaEl trabajo infantil y la educación de jóvenes y adultos en la perspectiva de adultos trabajadores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión impresa ISSN 0104-4311versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

MORESCHO, Sandra Maria Zardo  y  DELIZOICOV, Nadir Castilho. A formação continuada do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio na Gerência Regional de Educação de Chapecó, SC. Roteiro. UNOESC [online]. 2018, vol.43, n.esp, pp.345-376. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v0i0.16464.

Este artigo apresenta dados de pesquisa qualitativa sobre a formação continuada de professores ofertada por meio do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) nos anos 2014 e 2015. O objetivo no trabalho foi investigar as percepções dos orientadores de estudo do Pacto sobre a formação desenvolvida com professores de 10 escolas públicas estaduais pertencentes à Gerência Regional de Educação (Gered) de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. Os dados foram obtidos por meio de entrevista semiestruturada, e a análise apresenta o parecer do orientador de estudo, as dificuldades enfrentadas e o término do PNEM diante da Reforma do Ensino Médio. Os resultados indicaram a significância da formação, que contribuiu para o reconhecimento do estudante do ensino médio enquanto sujeito. A finalização do PNEM é tida como aspecto lamentável, associada ao temor do aumento da desvalorização e precarização da docência com a Reforma do Ensino Médio.

Palabras clave : PNEM; Orientador de Estudo; Formação Continuada de Professores; Reforma do Ensino Médio.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )