SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 númeroESPO diretor enquanto gestor e as diferentes pressões e dilemas da prestação de contas na escola públicaO trabalho infantil e a educação de jovens e adultos na perspectiva de adultos trabalhadores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

MORESCHO, Sandra Maria Zardo  e  DELIZOICOV, Nadir Castilho. A formação continuada do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio na Gerência Regional de Educação de Chapecó, SC. Roteiro. UNOESC [online]. 2018, vol.43, n.esp, pp.345-376. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v0i0.16464.

Este artigo apresenta dados de pesquisa qualitativa sobre a formação continuada de professores ofertada por meio do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) nos anos 2014 e 2015. O objetivo no trabalho foi investigar as percepções dos orientadores de estudo do Pacto sobre a formação desenvolvida com professores de 10 escolas públicas estaduais pertencentes à Gerência Regional de Educação (Gered) de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. Os dados foram obtidos por meio de entrevista semiestruturada, e a análise apresenta o parecer do orientador de estudo, as dificuldades enfrentadas e o término do PNEM diante da Reforma do Ensino Médio. Os resultados indicaram a significância da formação, que contribuiu para o reconhecimento do estudante do ensino médio enquanto sujeito. A finalização do PNEM é tida como aspecto lamentável, associada ao temor do aumento da desvalorização e precarização da docência com a Reforma do Ensino Médio.

Palavras-chave : PNEM; Orientador de Estudo; Formação Continuada de Professores; Reforma do Ensino Médio.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )