SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 númeroESPO trabalho infantil e a educação de jovens e adultos na perspectiva de adultos trabalhadores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

COLLET, Zenaide  e  SILVA, Maurício Roberto da. As narrativas das crianças sobre as práticas educativas do Movimento de Mulheres Camponesas. Roteiro. UNOESC [online]. 2018, vol.43, n.esp, pp.399-428. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v0i0.16272.

Com o presente artigo tem-se o intuito de divulgar, por meio das narrativas capturadas de depoimentos orais, a voz da criança camponesa, colocando em destaque suas representações em diálogo com as mães-militantes. A pergunta-problema que orientou a pesquisa foi: no âmbito do diálogo entre crianças e mulheres-mãe militantes, quais as representações sociais sobre o processo formativo e as práticas educativas construídas nas lutas do Movimento de Mulheres Camponesas? Na perspectiva epistemológica, tomamos como referência algumas reflexões sobre as leis e categorias da dialética materialista da história em articulação com alguns aportes do pensamento freireano. Inspiramo-nos na abordagem teórico-metodológica do Círculo Epistemológico de Cultura (CEC), realizado concomitantemente com os encontros de mulheres. Em termos de conclusões provisórias, foi possível perceber nas narrativas que as crianças conhecem os meandros político- pedagógicos das práticas educativas e desejam participar de um projeto popular igualitário em um ambiente político-social de militância.

Palavras-chave : Movimento de Mulheres Camponesas; Crianças Camponesas; Práticas Educativas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )