SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número3Desarrollo de la Teoría Histórico-Cultural de la actividad en tres generaciones: Vygotsky, Leontiev y EngeströmEl diálogo crítico en las relaciones educativas imbricado a los movimientos de acción-reflexión índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión impresa ISSN 0104-4311versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

GARCIA, Sara Aliria Jiménez. Estratégias de diálogo e negociação de mães jovens para terminar seus estudos profissionais. Roteiro. UNOESC [online]. 2018, vol.43, n.3, pp.949-978. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v43i3.16578.

O objetivo da pesquisa foi recuperar as estratégias de diálogo e negociação utilizadas por nove mães jovens e adolescentes em quanto elas eram formadas como pedagogas, criaram seus filhos e modificaram suas estruturas familiares. Dois grupos de discussão foram feitos em torno ao papel das mulheres jovens como mães e estudantes. Os resultados revelam que as estudantes que ficaram gravidas entre os 16 e os 21 anos, aprendem estratégias de análise de suas circunstâncias e da inversão econômica e cultural referidas a sua formação, e também estratégias de diálogo mais eficazes. Essas estratégias podem ser sistematizadas para ser analisadas e discutidas na sala de aula, com o proposito de conhecer mais sobre o que acontece com estudantes como elas. Além disso, a sistematização e discussão poderiam apoiar melhor às estudantes em situações desafiadores semelhantes.

Palabras clave : Estratégias de diálogo; Mães universitárias; O poder de decidir..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )