SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue3Strategies for dialogue and negotiation of young mothers to finish their professional studiesHow to teach fractions? Practices that (in)form teachers teaching mathematics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

Print version ISSN 0104-4311On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

FREITAS, André Luis Castro de  and  FREITAS, Luciane Albernaz de Araujo. O diálogo crítico nas relações educativas imbricado aos movimentos de ação-reflexão. Roteiro. UNOESC [online]. 2018, vol.43, n.3, pp.979-1000. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v43i3.16459.

A partir de um estudo descritivo crítico, fundamentado em uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, adensada pelo pensamento educacional de Paulo Freire, teve-se como intenção refletir sobre os pressupostos que demonstravam premente o exercício do diálogo crítico nas relações educativas, bem como estudar a sua relação com os movimentos de ação-reflexão diante dos desafios que enfrenta a escola contemporânea. Na primeira parte do texto, resgatam-se nas obras freirianas, as quais abordam o assunto, a importância do exercício do diálogo, cuja raiz está na educação popular, como relação em que os seres humanos pronunciam e modificam o mundo. A partir dessa compreensão, esse mesmo mundo pronunciado volta-se problematizado aos sujeitos, gerando novas ações no contexto histórico. Na segunda parte, aproxima-se a discussão dos desafios vividos pelos seres humanos no momento contemporâneo, em que tanto educadores quanto educandos estão tomados por fragmentos impostos pelos modelos de produção e consumo vigentes. Nessas condições, fez-se objetivo neste estudo elaborar aproximações e distanciamentos entre a educação popular e a educação formal, fundamentados na razão de que o educando aprende quando, pelo conhecimento científico trabalhado, ressignifica seus saberes do cotidiano e consegue gerar ações que venham a provocar transformações no meio em que está inserido.

Keywords : Educação popular; Educação formal; Diálogo; Ação-reflexão..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )