SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número3Estratégias de diálogo e negociação de mães jovens para terminar seus estudos profissionaisComo ensinar frações? Práticas que (in)formam o professor que ensina matemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

FREITAS, André Luis Castro de  e  FREITAS, Luciane Albernaz de Araujo. O diálogo crítico nas relações educativas imbricado aos movimentos de ação-reflexão. Roteiro. UNOESC [online]. 2018, vol.43, n.3, pp.979-1000. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v43i3.16459.

A partir de um estudo descritivo crítico, fundamentado em uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, adensada pelo pensamento educacional de Paulo Freire, teve-se como intenção refletir sobre os pressupostos que demonstravam premente o exercício do diálogo crítico nas relações educativas, bem como estudar a sua relação com os movimentos de ação-reflexão diante dos desafios que enfrenta a escola contemporânea. Na primeira parte do texto, resgatam-se nas obras freirianas, as quais abordam o assunto, a importância do exercício do diálogo, cuja raiz está na educação popular, como relação em que os seres humanos pronunciam e modificam o mundo. A partir dessa compreensão, esse mesmo mundo pronunciado volta-se problematizado aos sujeitos, gerando novas ações no contexto histórico. Na segunda parte, aproxima-se a discussão dos desafios vividos pelos seres humanos no momento contemporâneo, em que tanto educadores quanto educandos estão tomados por fragmentos impostos pelos modelos de produção e consumo vigentes. Nessas condições, fez-se objetivo neste estudo elaborar aproximações e distanciamentos entre a educação popular e a educação formal, fundamentados na razão de que o educando aprende quando, pelo conhecimento científico trabalhado, ressignifica seus saberes do cotidiano e consegue gerar ações que venham a provocar transformações no meio em que está inserido.

Palavras-chave : Educação popular; Educação formal; Diálogo; Ação-reflexão..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )