SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número3Arte, estética y diálogo en la Educación Infantil: registros invisibilizados y sentidos (des) sensibilizados índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión impresa ISSN 0104-4311versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

NOGUEIRA, Paulo. Escritores, relação com a escrita e experiência: um campo em educação artística. Roteiro. UNOESC [online]. 2018, vol.43, n.3, pp.1071-1088. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v43i3.16415.

O objetivo neste ensaio é apresentar parte de um trabalho de interpretação resultante de uma investigação narrativa e biográfica realizada com escritores portugueses, cujo objeto incidiu na “relação com a escrita” (2006-2012). Tal trabalho constituiu-se numa exploração biográfica das narrativas de vida de Manuel António Pina, Mário Cláudio, Ana Luísa Amaral, Luísa Dacosta e Jorge Velhote, no âmbito da qual procurou se aceder ao cosmos vivencial que foi e é a atividade de escrita daqueles escritores e, no contexto mais vasto, dos seus itinerários de vida literária e educativa. A abordagem em torno dessa questão, mesmo se já alguns anos passados desde que a construímos, continua a permitir-nos refletir a respeito dos movimentos singulares que tecem os modos de viver a experiência da escrita. Tendo por base esse quadro, com o presente texto pretendemos contribuir para alguma reflexão em educação artística.

Palabras clave : Interpretação; Experiência; Relação com a escrita..

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )