SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número1Educação das relações étnico-raciais no Brasil: paradoxos e obstáculos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

PEREIRA, Lilian Alves  e  CERVI, Gicele Maria. Magistério: que lugar é esse?. Roteiro [online]. 2019, vol.44, n.1, e16458.  Epub 19-Fev-2019. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v44i1.16458.

A formação de professores para a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental tinha como lócus para acontecer no nível médio. Em 1996, com a promulgação da LDB n. 9.394, essa modalidade de formação docente foi imersa em um ambíguo contexto. Ao mesmo tempo que a legislação prevê a formação docente em nível superior, o curso de Magistério permanece em funcionamento, e, assim, professores que se formam neste continuam sendo contratados. Este artigo foi elaborado a partir de uma pesquisa documental, a qual teve por objetivo analisar a política de formação dos professores. Os objetivos específicos foram contextualizar a formação de professores em nível médio no Brasil, além disso, discutir a política de formação de professores a partir da metodologia de análise Abordagem do Ciclo de Políticas proposta por Ball e seus colaboradores. A discussão está ancorada principalmente em Ball, Foucault, Mainardes, Tanuri, Villela e Schaffrath. Apesar de haver leis que apontam o nível superior como lócus privilegiado para a formação do professor, elas não significaram o fim da formação em nível médio. O mesmo sistema educacional que coloca em xeque a formação de professores em nível médio oferece essa formação e contrata os docentes formados por ela. A formação em nível médio e em nível superior coabitam no contexto da prática.

Palavras-chave : Ensino médio; Ensino superior; Formação de professores; Política pública..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )