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Roteiro

versión impresa ISSN 0104-4311versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

MARCON, Telmo  y  DOURADO, Ivan Penteado. Educação das relações étnico-raciais no Brasil: paradoxos e obstáculos. Roteiro [online]. 2019, vol.44, n.1, e14303. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v44i1.14303.

O artigo trata da educação das relações étnico-raciais, temática extremamente relevante do ponto de vista social e das políticas educacionais. O enfoque dado destaca elementos que se constituem em precondição para avançar no debate sobre o tema em instituições educativas. Fundamenta-se, aqui, a tese de que persistem na sociedade brasileira inúmeros preconceitos sociais e étnico-culturais que obstaculizam um debate transparente e democrático. Para dar conta desse desafio, destacam-se os paradoxos que perpassam a formação sociocultural e política da sociedade brasileira, algumas formas de reprodução de preconceitos raciais na atualidade e, por fim, alguns obstáculos que dificultam um diálogo e a democratização efetiva da sociedade brasileira.

Palabras clave : Relações étnico-raciais; Políticas educacionais; Preconceito; Democracia; Educação emancipadora..

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