SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número1Magistério: que lugar é esse?Pedagogia decolonial e educação de jovens, adultos e idosos no contexto de uma sociedade racializada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

MARCON, Telmo  e  DOURADO, Ivan Penteado. Educação das relações étnico-raciais no Brasil: paradoxos e obstáculos. Roteiro [online]. 2019, vol.44, n.1, e14303. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v44i1.14303.

O artigo trata da educação das relações étnico-raciais, temática extremamente relevante do ponto de vista social e das políticas educacionais. O enfoque dado destaca elementos que se constituem em precondição para avançar no debate sobre o tema em instituições educativas. Fundamenta-se, aqui, a tese de que persistem na sociedade brasileira inúmeros preconceitos sociais e étnico-culturais que obstaculizam um debate transparente e democrático. Para dar conta desse desafio, destacam-se os paradoxos que perpassam a formação sociocultural e política da sociedade brasileira, algumas formas de reprodução de preconceitos raciais na atualidade e, por fim, alguns obstáculos que dificultam um diálogo e a democratização efetiva da sociedade brasileira.

Palavras-chave : Relações étnico-raciais; Políticas educacionais; Preconceito; Democracia; Educação emancipadora..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )