SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue1Education of ethnic-racial relations in Brazil: paradoxes and obstaclesEducational policies for Middle School: educational inclusion/social exclusion as intention and gesture author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

Print version ISSN 0104-4311On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

LUCINI, Marizete  and  SANTANA, Leyla Menezes de. Pedagogia decolonial e educação de jovens, adultos e idosos no contexto de uma sociedade racializada. Roteiro [online]. 2019, vol.44, n.1, e15451. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v44i1.15451.

O presente artigo objetiva apresentar reflexões assentadas no âmbito da pedagogia decolonial como contribuições insurgentes às práticas pedagógicas da educação de jovens, adultos e idosos. Fruto de reflexões teóricas e pedagógicas, o caminho aqui delineado, à luz da fenomenologia hermenêutica, percorre os tensionamentos que o ensino na Educação de Jovens e Adultos (EJA) experimenta em relação às suas formas colonizadoras, em uma sociedade marcadamente racializada, mas também estabelece relação com as práticas pedagógicas vivenciadas por alfabetizadoras populares que, fixadas na realidade do campo, foram se constituindo e se reconhecendo como agentes de transformação ao se relacionarem com a educação e se engajarem comunitariamente para que jovens, adultos e idosos alcançassem a habilidade de ler e escrever. Essa dinâmica era vivenciada a partir de um movimento de construção, reflexão e reconstrução contínuos do ato educativo, com o deslocamento opressão/libertação, cuja principal exigência era a tomada de consciência que se realizava comunitariamente e a partir de um salto crítico.

Keywords : Pedagogia decolonial. Educação de Jovens; Adultos e Idosos. Ensino decolonizado..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )