SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número1Pedagogia decolonial e educação de jovens, adultos e idosos no contexto de uma sociedade racializadaUma experiência com educação intercultural indígena: entrevista com a professora Joziléia Daniza Kaingang índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

FAVORETO, Aparecida; FIGUEIREDO, Ireni Marilene Zago  e  DEITOS, Roberto Antonio. Políticas educacionais para o Ensino Médio: a inclusão educacional/exclusão social como intenção e gesto. Roteiro [online]. 2019, vol.44, n.1, e16469. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v44i1.16469.

Neste artigo apresenta-se uma reflexão sobre os significados políticos dos projetos e programas de reformas educacionais para o Ensino Médio posteriores ao fim da Ditadura Militar (1985-2017), tendo como problemática o discurso de que uma educação de qualidade poderia favorecer a democracia. A análise dos dados do estudo teve como base os documentos e dados expedidos pelo Governo Federal, bem como os intérpretes da história sócio-política, principalmente no que se refere às reformas da Educação, do Estado brasileiro e ao movimento do capitalismo nacional e internacional, evidenciando uma lacuna entre o proposto pelos documentos e os resultados implementados. Destaca-se que as reformas educacionais se adequaram às mudanças tecnológicas e à crise do capital, com relação ao processo de inclusão/exclusão social.

Palavras-chave : Políticas educacionais; Reforma do Estado; Democracia e inclusão/exclusão social..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )