SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue1Recognition, sensitivities and ethno-racial relations: the mandatory Holocaust education in Porto AlegreBlack characters in the wordless picturebooks of the Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) for Children's Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

Print version ISSN 0104-4311On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

OLIVEIRA, Valéria Maria Santana  and  MESQUITA, Ilka Miglio de. O projeto assimilacionista português: o diretório pombalino sob um olhar decolonial. Roteiro [online]. 2019, vol.44, n.1, e15119. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v44i1.15119.

A questão indígena no Brasil é permeada por inúmeras idas e vindas. Desde o período colonial, têm sido criadas, revogadas e recriadas diversas leis que versam sobre os direitos dos índios. Diante disso, o objetivo deste artigo é analisar desdobramentos da legislação indigenista criada pelo Marquês de Pombal: o Diretório dos índios, de 1755, e o Alvará de 1758. Entre outras medidas, esses dispositivos legais impõem a língua portuguesa em detrimento da “língua geral”, utilizada pelos jesuítas nos trabalhos pedagógicos e de catequese indígena. Consideramos que, mais do que normas e valores, foi imposta principalmente a cosmovisão do colonizador, e, sobre esse fato, precisamos lançar um olhar decolonial. Para analisar os impactos dessas medidas, apoiamo-nos em Walsh (2013), Carneiro da Cunha (1992), Dantas, Sampaio e Carvalho (1992), Garcia (2007), entre outros. Conforme veremos, o impacto dessas medidas resultou em uma política de assimilacionismo que contribuiu para a hibridação cultural de diversos povos indígenas.

Keywords : Diretório; Catequese indígena; Assimilacionismo; Decolonialidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )