SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número1Personagens negras nos livros de imagens do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) para a Educação InfantilDocência na educação superior: a constituição de uma docência que opera pelo agenciamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

BUTTELLI, Felipe Gustavo Koch  e  BRUYNS, Clint Le. Educação e questões contemporâneas na África do Sul: um olhar a partir da crise no ensino superior. Roteiro [online]. 2019, vol.44, n.1, e16570. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v44i1.16570.

Este artigo tem como objetivo apresentar aspectos históricos, tanto quanto uma breve conceptualização da situação socioeconômica contemporânea da África do Sul. A reflexão teórica deste artigo articula a participação de ambos os autores no movimento da juventude, "Taxas Deverão Cair" (Fees Must Fall). Com base nisso, pretende debater sobre as questões contemporâneas no campo da Educação Superior na África do Sul. Semelhante à realidade brasileira, desde 2015 houve um aumento de um movimento de estudantes exigindo educação gratuita e uma reforma decolonial do currículo do ensino superior, tanto quanto a justiça de gênero e racial. O movimento "Fees Must Fall" conduziu à, mas também protestou contra a militarização do campi, a prisão de estudantes, a depredação, o incêndio criminoso e a violência dos diferentes lados. A chamada crise da Educação Superior na África do Sul tornou propício um amplo debate na sociedade, tanto quanto serviu de modelo para muitas lutas de estudantes em outros contextos. Este artigo falará da realidade do envolvimento com estudantes para debater sobre a situação política e econômica na África do Sul e seu impacto no campo da educação superior. Metodologicamente, o artigo estabelece um debate bibliográfico sobre as razões sociais e econômicas da crise contemporânea. A conclusão dele aponta para uma lista de alguns dos motivos da crise da educação superior na África do Sul.

Palavras-chave : África do Sul; Educação; Educação Superior; Movimentos Sociais..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )