SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número2Grado en educación en el campo: interfaces entre el proyecto pedagógico y la práctica educativa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión impresa ISSN 0104-4311versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

NASCIMENTO, Mateus Mariot  y  PEREIRA, Antonio Serafim. Livro didático Português - Linguagens: questões de interpretação e emancipação. Roteiro [online]. 2019, vol.44, n.2, e16425.  Epub 14-Mayo-2019. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v44i2.16425.

O presente trabalho descreve o estudo analítico da coleção didática Português: Linguagens, de Cereja e Magalhães (2013), em específico, das atividades de leitura nela propostas com vistas a identificar as que guardam em suas proposições possibilidades emancipadoras. Com tal intuito, a análise dos volumes que compõem a coleção recaiu sobre as atividades de interpretação de texto, tendo por base a tipologia de questões sistematizadas por Marcuschi (2008). O processo analítico permitiu apreender que, na coleção estudada, as questões propostas para interpretação, em sua maioria, visam possibilitar ao aluno uma compreensão para além do funcionamento estrutural e formal da língua, ou seja, evidenciamos a preocupação dos autores em mobilizar o estudante para a prática de leitura mais próxima da concepção interacionista, com possíveis reflexos positivos para o seu desenvolvimento como leitor crítico e emancipado.

Palabras clave : Livro didático; Língua Portuguesa; Leitura; Questões de interpretação; Possibilidades emancipadoras..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )