SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número2Licenciatura em educação do campo: interfaces entre o projeto pedagógico e a prática educativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

NASCIMENTO, Mateus Mariot  e  PEREIRA, Antonio Serafim. Livro didático Português - Linguagens: questões de interpretação e emancipação. Roteiro [online]. 2019, vol.44, n.2, e16425.  Epub 14-Maio-2019. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v44i2.16425.

O presente trabalho descreve o estudo analítico da coleção didática Português: Linguagens, de Cereja e Magalhães (2013), em específico, das atividades de leitura nela propostas com vistas a identificar as que guardam em suas proposições possibilidades emancipadoras. Com tal intuito, a análise dos volumes que compõem a coleção recaiu sobre as atividades de interpretação de texto, tendo por base a tipologia de questões sistematizadas por Marcuschi (2008). O processo analítico permitiu apreender que, na coleção estudada, as questões propostas para interpretação, em sua maioria, visam possibilitar ao aluno uma compreensão para além do funcionamento estrutural e formal da língua, ou seja, evidenciamos a preocupação dos autores em mobilizar o estudante para a prática de leitura mais próxima da concepção interacionista, com possíveis reflexos positivos para o seu desenvolvimento como leitor crítico e emancipado.

Palavras-chave : Livro didático; Língua Portuguesa; Leitura; Questões de interpretação; Possibilidades emancipadoras..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )