SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número2Libro didáctico Português - Linguagens: cuestiones de interpretación y emancipaciónRelaciones entre géneros en la teorización curricular tradicional, crítica y post-crítica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión impresa ISSN 0104-4311versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

MELO, Raimunda Alves Melo Alves  y  CARVALHO, Antonia Dalva França. Licenciatura em educação do campo: interfaces entre o projeto pedagógico e a prática educativa. Roteiro [online]. 2019, vol.44, n.2, e16156.  Epub 16-Abr-2019. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v44i2.16156.

O objetivo deste artigo é caracterizar o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (PPC/LEdoC/UFPI) e suas interfaces com a prática educativa. Realizou-se pesquisa de abordagem qualitativa e de caráter descritivo, procedendo à observação de fatos e fenômenos exatamente como ocorrem em contextos reais. Utilizou-se análise documental do PPC e observação simples, como procedimentos de produção de dados. Os resultados apontam que existem avanços, desafios e possibilidades para essa formação. Os avanços referem-se ao delineamento, execução e contribuição para uma formação crítica e transformadora, bem como a ampliação do número de matrículas no Ensino Superior. Os desafios principais são as longas distâncias que separam a Universidade e as comunidades rurais em que os educandos residem, dificultando o acompanhamento e a orientação dos estudantes pelos professores e o fato de a maioria dos docentes não conhecerem a organização do trabalho pedagógico por meio da alternância e área do conhecimento, necessitando, portanto, de contínuos processos formativos e autoformativos, que favoreçam a compreensão e execução dessa proposta. No que se refere às possibilidades, a principal é a formação de novos perfis de professores, cuja dimensão política possibilite a construção de uma visão crítica sobre as contradições vividas na realidade e a capacidade de intervenção, a partir da relação teoria e prática.

Palabras clave : Formação inicial; Educação do Campo; Licenciatura em Educação do Campo..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )