SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue2Brother Elias Zulian: education and mission in the region of Ponta Grossa, PR (1952-1976)Transdisciplinarity and interculturality: experiences lived and shared in the indigenous intercultural education course - UFG (2018) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

Print version ISSN 0104-4311On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

THOMAS, Mariana Schnorr  and  BONIN, Iara Tatiana. O que ensinam livros didáticos de Artes do Ensino Médio sobre arte dos povos indígenas. Roteiro [online]. 2019, vol.44, n.2, e17343.  Epub May 14, 2019. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v44i2.17343.

Este artigo discute formas de representação das práticas artísticas dos povos indígenas em dois livros didáticos de Arte para o ensino médio, selecionados para distribuição em escolas públicas por meio do Programa Nacional do Livro Didático de 2015. Sob a perspectiva teórica dos Estudos Culturais em Educação, que orienta o presente estudo, livros didáticos são vistos como artefatos que constituem e propagam conhecimentos e também promovem uma regulação na cultura, à medida que incluem ou excluem aspectos e práticas, nesse caso, dos povos indígenas. A análise mostra que arte indígena é um conceito em disputa, sendo flexionada ora por concepções eurocêntricas, ora por discursos multiculturalistas, quando integrada aos livros didáticos.

Keywords : Arte indígena; Livro didático; Ensino de Arte..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )