SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número2Fray Elias Zulian: educación y misión en la región de Ponta Grossa, PR (1952-1976)Transdisciplinaridad e interculturalidad: experiencias vividas y compartidas en el curso de educación intercultural indígena - UFG (2018) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión impresa ISSN 0104-4311versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

THOMAS, Mariana Schnorr  y  BONIN, Iara Tatiana. O que ensinam livros didáticos de Artes do Ensino Médio sobre arte dos povos indígenas. Roteiro [online]. 2019, vol.44, n.2, e17343.  Epub 14-Mayo-2019. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v44i2.17343.

Este artigo discute formas de representação das práticas artísticas dos povos indígenas em dois livros didáticos de Arte para o ensino médio, selecionados para distribuição em escolas públicas por meio do Programa Nacional do Livro Didático de 2015. Sob a perspectiva teórica dos Estudos Culturais em Educação, que orienta o presente estudo, livros didáticos são vistos como artefatos que constituem e propagam conhecimentos e também promovem uma regulação na cultura, à medida que incluem ou excluem aspectos e práticas, nesse caso, dos povos indígenas. A análise mostra que arte indígena é um conceito em disputa, sendo flexionada ora por concepções eurocêntricas, ora por discursos multiculturalistas, quando integrada aos livros didáticos.

Palabras clave : Arte indígena; Livro didático; Ensino de Arte..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )