SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número2Lo que enseñan libros didácticos de Artes de la enseñanza media sobre arte de los pueblos indígenasImágenes de mujeres negras e indígenas en los libros didácticos de los territorios campesinos brasileño y colombiano índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión impresa ISSN 0104-4311versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

PEREIRA, Tamiris Maia Gonçalves; ARAUJO, Ordália Cristina Gonçalves  y  NAZARENO, Elias. Transdisciplinaridade e interculturalidade: experiências vividas e compartilhadas no curso de educação intercultural indígena - UFG (2018). Roteiro [online]. 2019, vol.44, n.2, e17362.  Epub 16-Abr-2019. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v44i2.17362.

O presente artigo pretende apresentar os conceitos da “transdisciplinaridade” e da “interculturalidade crítica” que permearam as dinâmicas das aulas sobre o Tema Contextual Educação Intercultural Bilíngue e, sobretudo, evidenciar a contribuição dos estudantes indígenas em sala como representantes de suas epistemologias. Suas experiências apontaram para a importância de debates mais aprofundados em torno da diversidade, da diferença e da interculturalidade no contexto educacional brasileiro, discussão levantada a partir de três atividades didáticas propostas e realizadas durante as aulas, nas quais narrativas, textos escritos e documentos imagéticos foram desenvolvidos. As produções e reflexões foram fundamentadas nos princípios da “enação”, “transdisciplinaridade”, “interculturalidade crítica” (MATURANA, 2000; NASCIMENTO, 2014; VARELA; THOMPSON; ROSCH, 1992; WALSH, 2013; WALSH; VIAÑA; TAPIA, 2010) e em suas experiências educacionais. Ao analisarem seus conhecimentos e usos no cotidiano, os estudantes consideraram que, para além do conceito de “interculturalidade”, cunhado na década de 1970, na América Latina, o chamado “intercâmbio entre povos” (termo rememorado por eles durante as aulas) já existia como prática, mesmo antes de ser utilizado nas políticas públicas, na atualidade.

Palabras clave : Transdisciplinaridade; Interculturalidade; Tema contextual; Estudantes indígenas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )