SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número2Transdisciplinaridad e interculturalidad: experiencias vividas y compartidas en el curso de educación intercultural indígena - UFG (2018)Historias que educan: de los viejos del quilombo a la formación para la juventud - memoria, saberes, tradición índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión impresa ISSN 0104-4311versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

SILVA, Janssen Felipe; SARTORE, Anna Rita  y  SANTOS, Aline Renata dos. Imagens de mulheres negras e indígenas nos livros didáticos dos territórios campesinos brasileiro e colombiano. Roteiro [online]. 2019, vol.44, n.2, e17379.  Epub 26-Abr-2019. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v44i2.17379.

Este artigo é um recorte da pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco e trata das imagens de mulheres negras e indígenas nos livros didáticos (LD) dos territórios campesinos do Brasil e da Colômbia. Objetivamos compreender os lugares e as funções das mulheres negras e das indígenas nas imagens dos LD. A lente teórica é o diálogo entre o Feminismo Latino-americano e os Estudos Pós-coloniais, e para a análise dos dados utilizamos a Análise de Conteúdo via Análise Temática (BARDIN, 2011) e a Semiótica (PEIRCE, 2005). Os resultados apontaram que os lugares e as funções de mulheres negras e indígenas retratadas nas imagens nos LD apresentam marcas da patriarcalização que se articulam à interseccionalidade de gênero, de raça-etnia e de território.

Palabras clave : Imagens; Livros didáticos; Feminismo Latino-americano; Estudos Pós-coloniais..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )