SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue2Images of black and indigenous women from the textbooks of the peasant territories of Brazilian and ColombianValue transdisciplinary education in the integration of young people with social exclusion risk author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

Print version ISSN 0104-4311On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

SANTOS, Pedro Fernando  and  AGUIAR, Ana Lúcia Oliveira. Histórias que educam: dos velhos do quilombo à formação para a juventude - memória, saberes, tradição. Roteiro [online]. 2019, vol.44, n.2, e17535.  Epub Apr 24, 2019. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v44i2.17535.

No processo de construção do conhecimento muitos povos, culturas e saberes foram margeados. Esse artigo é uma problematização proposta a uma pesquisa concluída no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, que objetiva investigar as influências dos Saberes da Tradição concretizadas pelas “histórias dos velhos” da Comunidade Quilombola de Santana, em Pernambuco, para a formação da juventude dessa localidade. Como método, tem-se a História Oral, que examina o trabalho da memória como legado de tradição da comunidade. O estudo evidencia e denota a relação direta dos ensinamentos dos mais velhos para a formação dos mais jovens e, como base teórica, apoia-se, principalmente, em Bosi, Halbwachs, Pollak e Alberti para essa investigação.

Keywords : Histórias de velhos; Quilombo; Saberes locais; Oralidade..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )