SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número2Imágenes de mujeres negras e indígenas en los libros didácticos de los territorios campesinos brasileño y colombianoEducación transdisciplinar en valores para la integración de jóvenes en riesgo de exclusión social índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión impresa ISSN 0104-4311versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

SANTOS, Pedro Fernando  y  AGUIAR, Ana Lúcia Oliveira. Histórias que educam: dos velhos do quilombo à formação para a juventude - memória, saberes, tradição. Roteiro [online]. 2019, vol.44, n.2, e17535.  Epub 24-Abr-2019. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v44i2.17535.

No processo de construção do conhecimento muitos povos, culturas e saberes foram margeados. Esse artigo é uma problematização proposta a uma pesquisa concluída no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, que objetiva investigar as influências dos Saberes da Tradição concretizadas pelas “histórias dos velhos” da Comunidade Quilombola de Santana, em Pernambuco, para a formação da juventude dessa localidade. Como método, tem-se a História Oral, que examina o trabalho da memória como legado de tradição da comunidade. O estudo evidencia e denota a relação direta dos ensinamentos dos mais velhos para a formação dos mais jovens e, como base teórica, apoia-se, principalmente, em Bosi, Halbwachs, Pollak e Alberti para essa investigação.

Palabras clave : Histórias de velhos; Quilombo; Saberes locais; Oralidade..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )