SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número2Imagens de mulheres negras e indígenas nos livros didáticos dos territórios campesinos brasileiro e colombianoEducação transdisciplinar em valores na integraçao de jovens em risco de exclusão social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

SANTOS, Pedro Fernando  e  AGUIAR, Ana Lúcia Oliveira. Histórias que educam: dos velhos do quilombo à formação para a juventude - memória, saberes, tradição. Roteiro [online]. 2019, vol.44, n.2, e17535.  Epub 24-Abr-2019. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v44i2.17535.

No processo de construção do conhecimento muitos povos, culturas e saberes foram margeados. Esse artigo é uma problematização proposta a uma pesquisa concluída no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, que objetiva investigar as influências dos Saberes da Tradição concretizadas pelas “histórias dos velhos” da Comunidade Quilombola de Santana, em Pernambuco, para a formação da juventude dessa localidade. Como método, tem-se a História Oral, que examina o trabalho da memória como legado de tradição da comunidade. O estudo evidencia e denota a relação direta dos ensinamentos dos mais velhos para a formação dos mais jovens e, como base teórica, apoia-se, principalmente, em Bosi, Halbwachs, Pollak e Alberti para essa investigação.

Palavras-chave : Histórias de velhos; Quilombo; Saberes locais; Oralidade..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )