SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue2Stories that educate: from the old of quilombo to the training for youth - memory, knowledge, traditionService/social work with children and girls with special educational needs in Spain author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

Print version ISSN 0104-4311On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

ARAUJO; LUQUE, María del Carmen Plata; MALLOL, María Luisa Ortiz  and  DURAN, Ana Isabel Jiménez. Educação transdisciplinar em valores na integraçao de jovens em risco de exclusão social. Roteiro [online]. 2019, vol.44, n.2, e17542.  Epub Mar 25, 2019. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v44i2.17542.

O artigo descreve a relevancia da integraçao de jovens dos grupos étnicos cigano e não cigano, em risco de exclusão social, utilizando como núcleo central os valores humanos e a transdisciplinariedade. O objetivo é a inclusão da educação em valores na educação conceptual, intelectual, emocional e prática das diferentes disciplinas do curriculum, que possa permear ao contexto familiar, social e cultural a importância dos valores humanos. Partindo de referenciais teóricos da educação, da sociologia e da teoria de sistemas (Freire, Bordieu, Morin, Nicolescu) a metodologia tem como base os modelos que integram paradigmas objetivistas, subjetivistas e críticos. O principal resultado desta perspectiva é a formação e capacitação sistemâtica em valores no âmbito de uma educação formal inclusiva e participativa.

Keywords : Educação em Valores; Transdisciplinaridade; Integração Social; Educação Inclusiva e Participativa..

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )