SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número2Historias que educan: de los viejos del quilombo a la formación para la juventud - memoria, saberes, tradiciónServicio/trabajo social con niños y niñas con necesidades educativas especiales en España índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión impresa ISSN 0104-4311versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

ARAUJO; LUQUE, María del Carmen Plata; MALLOL, María Luisa Ortiz  y  DURAN, Ana Isabel Jiménez. Educação transdisciplinar em valores na integraçao de jovens em risco de exclusão social. Roteiro [online]. 2019, vol.44, n.2, e17542.  Epub 25-Mar-2019. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v44i2.17542.

O artigo descreve a relevancia da integraçao de jovens dos grupos étnicos cigano e não cigano, em risco de exclusão social, utilizando como núcleo central os valores humanos e a transdisciplinariedade. O objetivo é a inclusão da educação em valores na educação conceptual, intelectual, emocional e prática das diferentes disciplinas do curriculum, que possa permear ao contexto familiar, social e cultural a importância dos valores humanos. Partindo de referenciais teóricos da educação, da sociologia e da teoria de sistemas (Freire, Bordieu, Morin, Nicolescu) a metodologia tem como base os modelos que integram paradigmas objetivistas, subjetivistas e críticos. O principal resultado desta perspectiva é a formação e capacitação sistemâtica em valores no âmbito de uma educação formal inclusiva e participativa.

Palabras clave : Educação em Valores; Transdisciplinaridade; Integração Social; Educação Inclusiva e Participativa..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )