SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número2Histórias que educam: dos velhos do quilombo à formação para a juventude - memória, saberes, tradiçãoServiço/trabalho social com meninos e meninas com necessidades educativas especiais na Espanha índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

ARAUJO; LUQUE, María del Carmen Plata; MALLOL, María Luisa Ortiz  e  DURAN, Ana Isabel Jiménez. Educação transdisciplinar em valores na integraçao de jovens em risco de exclusão social. Roteiro [online]. 2019, vol.44, n.2, e17542.  Epub 25-Mar-2019. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v44i2.17542.

O artigo descreve a relevancia da integraçao de jovens dos grupos étnicos cigano e não cigano, em risco de exclusão social, utilizando como núcleo central os valores humanos e a transdisciplinariedade. O objetivo é a inclusão da educação em valores na educação conceptual, intelectual, emocional e prática das diferentes disciplinas do curriculum, que possa permear ao contexto familiar, social e cultural a importância dos valores humanos. Partindo de referenciais teóricos da educação, da sociologia e da teoria de sistemas (Freire, Bordieu, Morin, Nicolescu) a metodologia tem como base os modelos que integram paradigmas objetivistas, subjetivistas e críticos. O principal resultado desta perspectiva é a formação e capacitação sistemâtica em valores no âmbito de uma educação formal inclusiva e participativa.

Palavras-chave : Educação em Valores; Transdisciplinaridade; Integração Social; Educação Inclusiva e Participativa..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )