SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número2Educación transdisciplinar en valores para la integración de jóvenes en riesgo de exclusión social índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión impresa ISSN 0104-4311versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

SELLER, Enrique Pastor  y  BASTIDA, Carla Grau. Serviço/trabalho social com meninos e meninas com necessidades educativas especiais na Espanha. Roteiro [online]. 2019, vol.44, n.2, e17554.  Epub 14-Mayo-2019. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v44i2.17554.

O artigo apresenta a realidade do Serviço/Trabalho Social na área educacional da Espanha no que diz respeito aos centros/serviços que os integram, as necessidades que atendem, as funções desempenhadas e as expectativas de futuro. Para atingir os objetivos planejados, foi realizada uma pesquisa empírica com metodologia mista (quantitativa e qualitativa), por meio de análise documental, aplicação de questionários e a realização de entrevistas individuais e coletivas com especialistas. Participaram da pesquisa um total de 30 profissionais do Serviço/Trabalho Social que desempenham suas atividades no campo educacional no sudeste da Espanha (municípios de Almería, Alicante e Múrcia). Os resultados alcançados nos permitem aproximar da realidade do Serviço/Trabalho Social, no campo educacional revelando um perfil profissional caracterizado pela feminização, com idade média entre 31 e 51 anos; os centros e serviços nos quais estes profissionais estão integrados são, em sua maioria, de dependência pública, principalmente as equipes de orientação educacional; atendem necessidades como evasão escolar, orientação familiar, atenção à diversidade e necessidades educacionais especiais; suas funções visam prevenir e abordar problemas individuais dos alunos, em relação ao contexto familiar e escolar; há uma escassa presença de assistentes sociais no sistema educacional, bem como a falta de reconhecimento dessa figura profissional na educação.

Palabras clave : Serviço/Trabalho social educativo; Função; Necessidades atendidas; Expectativas profissionais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )