SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número2Cultura virtual e subjetividade na idade mídia: contemplações críticas com Joana PeixotoPatrimonio cultural indígena: desafíos para una educación patrimonial decolonial índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión impresa ISSN 0104-4311versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

LIMA, João Francisco Lopes de. Escola, formação humana e a contribuição pedagógica de Dermeval Saviani no cenário contemporâneo. Roteiro [online]. 2019, vol.44, n.2, e19902.  Epub 05-Jul-2019. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v44i2.19902.

O presente estudo analisa o pensamento pedagógico de Dermeval Saviani acerca das relações entre escola, formação humana e democracia, considerando o seu embasamento filosófico, as implicações pedagógicas e a possibilidade de diálogo de sua teoria pedagógica com o cenário educacional contemporâneo, marcado pelas características do pós-moderno. O estudo, de caráter bibliográfico, tomou como material de análise os textos do autor que tratam sobre a teoria pedagógica de modo direto e outros que trazem o tema ou seus elementos de modo indireto e que possibilitaram esclarecer questões postas no curso da reflexão. Este artigo percorre um breve histórico sobre o autor, sobre o contexto que gerou a sua teoria pedagógica, aponta a influência filosófica de Marx e de Gramsci, verifica como o autor dialoga com seus críticos e como se posiciona diante da evidência da crise do modelo socialista e da emergência do pós-moderno no cenário contemporâneo. Por fim, reconhecendo a pluralidade epistemológica e social do cenário pós-moderno, considera a possível contribuição da pedagogia histórico-crítica para a educação contemporânea.

Palabras clave : Discurso pedagógico; Pós-moderno; Democracia; Pedagogia histórico-crítica; Saviani..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )