SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue2School, human formation and the pedagogical contribution of Dermeval Saviani in the contemporary scenarioAffirmative actions and teacher training: dialogues and perspectives from NEAB/UFScar author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

Print version ISSN 0104-4311On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

SALLES, Sandro Guimarães de; FEITOSA, Saulo Ferreira  and  LACERDA, Rosane Freire. Patrimônio cultural indígena: desafios para uma educação patrimonial decolonial. Roteiro [online]. 2019, vol.44, n.2, e17415.  Epub July 24, 2019. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v44i2.17415.

No Brasil, a cultura indígena tem sido reconhecida como parte do patrimônio cultural nacional. Assim, desde que foi criado o Programa Nacional do Patrimônio Imaterial, em 2000, os bens culturais indígenas têm sido objeto de inventários patrimoniais. Essa presença indígena nas políticas patrimoniais, no entanto, ainda não foi devidamente analisada. No presente artigo, procuramos contribuir para essa análise, partindo de uma reflexão crítica sobre a legislação e as políticas públicas nacionais sobre patrimônio e educação patrimonial. Concluímos que, para a potencialização do acesso dos indígenas a tais políticas, faz-se necessário assumir um diálogo mais equânime, além de mudanças epistêmico-conceituais e metodológicas que contemplem as relações interétnicas e o exercício interepistêmico.

Keywords : Povos indígenas; Patrimônio cultural; Educação patrimonial..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )