SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número2Patrimonio cultural indígena: desafíos para una educación patrimonial decolonialPosibilidades de la Educación Estadística como forma de análisis crítico de la realidad en la escuela indígena índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión impresa ISSN 0104-4311versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

RODRIGUES, Tatiane Cosentino; CARDOSO, Ivanilda Amado  y  SILVA, Andreia Rosalina da. Ações afirmativas e formação de professores: diálogos e perspectivas a partir do NEAB/UFSCar. Roteiro [online]. 2019, vol.44, n.2, e17417.  Epub 05-Jul-2019. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v44i2.17417.

Entre os desafios provocados pelo processo de implementação das políticas de ação afirmativa, na modalidade de cotas e/ou reserva de vagas para o acesso ao ensino superior, persiste uma dimensão pouco explorada, que corresponde à produção de ciências e conhecimentos plurais que sejam capazes de alterar padrões desiguais e discriminatórios ainda presentes na sociedade brasileira. O objetivo deste artigo é apresentar uma reflexão crítico-propositiva sobre práticas político-pedagógicas a partir da experiência do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade Federal de São Carlos que têm auxiliado o campo da educação na compreensão de alguns dos desafios provocados pelas políticas de ações afirmativas, especialmente a formação inicial e continuada de professores.

Palabras clave : Ações afirmativas; Formação de professores; Ensino Superior; Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )