SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número3O projeto de educação do Banco Interamericano de Desenvolvimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

LIMA, Thiago Salgado Vaz de Lima de  e  D'AGOSTINI, Adriana. Avaliação externa na rede municipal de Florianópolis: amestramento do trabalho docente pelo capital. Roteiro [online]. 2019, vol.44, n.3, e20920.  Epub 04-Dez-2019. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v44i3.20920.

Este artigo analisa as implicações para o trabalho docente advindas da política de avaliação externa na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (RME) em razão de seu financiamento pelo Banco Interamericano De Desenvolvimento (BID), a partir de 2012. Demostra-se uma rede de relações a partir da contratação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) para formulação, análise e devolutivas dos resultados da avaliação e a participação ativa de seus formuladores junto ao aparelho do Estado. Suas atuações em organizações privadas articulam-se com frações do capital, esclarecendo-se o caráter da classe burguesa dessa política. Evidencia-se, como desdobramento e consequência dessa lógica, que as recomendações expressas ao trabalho do professor da rede apresentam-se como uma pretensa forma humanizada de responsabilizar, intensificar e controlar o trabalho docente em consonância com o movimento atual do capitalismo.

Palavras-chave : Prova Floripa; Avaliação em Larga Escala; Banco Interamericano de Desenvolvimento; CAEd; Rede Municipal de Ensino de Florianópolis.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )