SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número3Avaliação externa na rede municipal de Florianópolis: amestramento do trabalho docente pelo capitalEducação na lógica do Banco Mundial: formação para a Sociabilidade Capitalista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

MELGAREJO, Mariano Moura  e  SHIROMA, Eneida Oto. O projeto de educação do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Roteiro [online]. 2019, vol.44, n.3, e20896.  Epub 20-Dez-2019. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v44i3.20896.

O presente artigo aborda o projeto de Educação sustentado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, alguns aspectos da sua história, organização interna e contratos no Brasil. A análise desenvolveu-se a partir de um amplo corpus documental, composto pelas diretrizes gerais do Banco, marcos setoriais e projetos para o setor Educação. Constatamos que, sob o pretexto de combater a pobreza, em essência as políticas do Banco visam estreitar a formação docente; exercer forte controle sobre seu trabalho por meio das reformas curriculares, avaliações em larga escala e coaching; flexibilizar a gestão; destruir a carreira do magistério a partir da sua substituição por políticas meritocráticas; implementar políticas de accountability; estabelecer a política de vouchers; além das diversas outras formas de privatização, que atingem desde a escolha dos materiais didáticos até a terceirização da gestão de escolas públicas.

Palavras-chave : Organizações Multilaterais; Banco Interamericano de Desenvolvimento; Política Educacional..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )