SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número3Educación en la lógica del Banco Mundial: formación para la Sociabilidad CapitalistaFuturo anticipado en la Educación: OCDE y control del Conocimiento Global índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

PEREIRA, Rodrigo da Silva. Proposições da OCDE e sua materialização na política educacional brasileira. Roteiro [online]. 2019, vol.44, n.3, e20900.  Epub 19-Dic-2019. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v44i3.20900.

Este artigo tem como objetivo apresentar as proposições da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), com base nos resultados Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), para a política educacional brasileira e como parte delas se materializam, sobretudo, nas dimensões da gestão e avaliação do sistema educacional. Para tanto, analisou-se documentos produzidos pela Organização que fazem recomendações à Educação Básica pública brasileira, tendo como referência o período de 2000 a 2015. No contexto nacional, estudou-se documentos do Governo Federal - Plano de Desenvolvimento da Educação (2007); Decreto n. 6.094/2007; Plano Nacional de Educação (2014-2024) - evidenciando-se as articulações entre as duas esferas, Estado e OCDE. Assinala-se o aprofundamento das relações políticas e educacionais entre Brasil e OCDE que resultam na materialização das proposições daquele Organismo nas políticas nacionais para Educação Básica. Conclui-se que esse processo vem redefinindo os pressupostos da gestão democrática e intensificando as avaliações externas como mecanismo de controle e incentivo a um tipo de qualidade educacional que atenda aos interesses do capital.

Palabras clave : Política Educacional; Educação Básica; OCDE; Gestão Educacional; Avaliação Externa..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )