SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número3Educação na lógica do Banco Mundial: formação para a Sociabilidade CapitalistaFuturo antecipado na Educação: OCDE e controle do Conhecimento Global índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

PEREIRA, Rodrigo da Silva. Proposições da OCDE e sua materialização na política educacional brasileira. Roteiro [online]. 2019, vol.44, n.3, e20900.  Epub 19-Dez-2019. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v44i3.20900.

Este artigo tem como objetivo apresentar as proposições da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), com base nos resultados Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), para a política educacional brasileira e como parte delas se materializam, sobretudo, nas dimensões da gestão e avaliação do sistema educacional. Para tanto, analisou-se documentos produzidos pela Organização que fazem recomendações à Educação Básica pública brasileira, tendo como referência o período de 2000 a 2015. No contexto nacional, estudou-se documentos do Governo Federal - Plano de Desenvolvimento da Educação (2007); Decreto n. 6.094/2007; Plano Nacional de Educação (2014-2024) - evidenciando-se as articulações entre as duas esferas, Estado e OCDE. Assinala-se o aprofundamento das relações políticas e educacionais entre Brasil e OCDE que resultam na materialização das proposições daquele Organismo nas políticas nacionais para Educação Básica. Conclui-se que esse processo vem redefinindo os pressupostos da gestão democrática e intensificando as avaliações externas como mecanismo de controle e incentivo a um tipo de qualidade educacional que atenda aos interesses do capital.

Palavras-chave : Política Educacional; Educação Básica; OCDE; Gestão Educacional; Avaliação Externa..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )