SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número3Proposições da OCDE e sua materialização na política educacional brasileiraGovernando para além do PISA: conhecimento, redes e narrativas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

FREITAS, Rogério Gonçalves de  e  COELHO, Higson Rodrigues. Futuro antecipado na Educação: OCDE e controle do Conhecimento Global. Roteiro [online]. 2019, vol.44, n.3, e21401.  Epub 19-Dez-2019. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v44i3.21401.

Este artigo analisa como a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) conquistou o controle do conhecimento no campo educativo por meio do discurso do futuro antecipado. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental. Nas últimas décadas a OCDE destaca-se por ter inventado instrumentos poderosos de avaliação no campo educacional, a exemplo do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). Esse exame funciona para além de um programa de avaliação em larga escala. Trata-se de uma vitrine da OCDE que controla, política e economicamente, o conhecimento global no espaço educativo por meio do discurso do futuro antecipado. Concluímos que esse discurso representa um movimento em direção à criação de novas cadeias de produção de valor, cujos vaticinadores são representados pelos novos “profetas” da educação neoliberal.

Palavras-chave : OCDE; Controle do conhecimento; Pisa; Futuro antecipado.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )