SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número3Futuro antecipado na Educação: OCDE e controle do Conhecimento GlobalA ação conjunta de Organizações Internacionais (UE e OCDE) em Educação: Metamorfoses? Observações em torno de Políticas Educativas em Portugal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

OZGA, Jenny  e  ARNOTT, Margaret A.. Governando para além do PISA: conhecimento, redes e narrativas. Roteiro [online]. 2019, vol.44, n.3, e21004.  Epub 06-Dez-2019. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v44i3.21004.

A busca da OCDE por um novo conjunto de prescrições para governança da educação está expresso em seu projeto de Governança de Sistemas Educacionais Complexos (GSEC) que procura combinar a identificação de melhores práticas de organização de sistemas com narrativas especificas de equidade e qualidade baseadas em mensurações que criam uma “robusta base de evidencias” para a política. Este artigo analisa o conteúdo e a direção do GSEC, considera sua retomada na política na Escócia, especialmente como refletido no rescaldo do relatório da OECD 2015 sobre melhoramentos da educação naquele país e dos resultados do PISA 2016. O texto discute o conteúdo das recomendações, especialmente como relacionam com os conceitos chave de conhecimento, redes e narrativas, e suas tentativas de tradução para a política, e conclui identificando tensões no interior do projeto de governança da própria OCDE.

Palavras-chave : Política; Conhecimento; Discurso; Narrativa..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )