SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue3The joint action of International Organizations (EU and OECD) in Education: Metamorphoses? Observations on Educational Policies in PortugalThe ties of interest and influence on educational policy networks in Latin America and the Caribbean author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

LAWN, Martin. Governança da educação na União Europeia: redes, dados e standards. Roteiro [online]. 2019, vol.44, n.3, e20897.  Epub Dec 03, 2019. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v44i3.20897.

A área da educação na União Europeia (UE) geralmente é vista como uma questão e responsabilidade nacional, uma área subsidiária, mas ao longo do tempo foi ocorrendo uma convergência de políticas das nações. A UE não comanda esta convergência; nem é capaz de fazê-lo, mas, cada vez mais, governa a área da educação em todos os estágios. O problema da governança, como opera e que ferramentas utiliza, é um caso interessante de uma área ambígua dentro da UE e de chamar uma área à criação para que possa ser gerida de modo eficaz e silencioso. Ao fazê-lo, as tecnologias governamentais usadas são de interesse como as políticas propostas bem como a gama de atores que participam da construção e regulação da educação Europeia. Redes complexas de experts públicos e privados, usando novas tecnologias de dados e produzindo análises e novos benchmarks e standards são reunidos por meio de vários esquemas de financiamento de um sistema de atração e persuasão, soft governance [governança suave]. Um número significante de professionais tem voluntariamente produzido novas tecnologias políticas, incluindo sistemas de dados e standards, a complexa produção material de novos sistemas de educação, incorporam tecnologia, produção de dados, experts e processos de trabalho. O sistema tem funcionado, mas oferece algo mais do que apenas lidar com o ordinário presente?

Keywords : Governança; Experts; Dados; Standards.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )