SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número3A ação conjunta de Organizações Internacionais (UE e OCDE) em Educação: Metamorfoses? Observações em torno de Políticas Educativas em PortugalAs teias de interesses e influências nas redes de políticas educativas na América Latina e Caribe índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

LAWN, Martin. Governança da educação na União Europeia: redes, dados e standards. Roteiro [online]. 2019, vol.44, n.3, e20897.  Epub 03-Dez-2019. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v44i3.20897.

A área da educação na União Europeia (UE) geralmente é vista como uma questão e responsabilidade nacional, uma área subsidiária, mas ao longo do tempo foi ocorrendo uma convergência de políticas das nações. A UE não comanda esta convergência; nem é capaz de fazê-lo, mas, cada vez mais, governa a área da educação em todos os estágios. O problema da governança, como opera e que ferramentas utiliza, é um caso interessante de uma área ambígua dentro da UE e de chamar uma área à criação para que possa ser gerida de modo eficaz e silencioso. Ao fazê-lo, as tecnologias governamentais usadas são de interesse como as políticas propostas bem como a gama de atores que participam da construção e regulação da educação Europeia. Redes complexas de experts públicos e privados, usando novas tecnologias de dados e produzindo análises e novos benchmarks e standards são reunidos por meio de vários esquemas de financiamento de um sistema de atração e persuasão, soft governance [governança suave]. Um número significante de professionais tem voluntariamente produzido novas tecnologias políticas, incluindo sistemas de dados e standards, a complexa produção material de novos sistemas de educação, incorporam tecnologia, produção de dados, experts e processos de trabalho. O sistema tem funcionado, mas oferece algo mais do que apenas lidar com o ordinário presente?

Palavras-chave : Governança; Experts; Dados; Standards.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )