SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número3Governança da educação na União Europeia: redes, dados e standards índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

FIERA, Letícia. As teias de interesses e influências nas redes de políticas educativas na América Latina e Caribe. Roteiro [online]. 2019, vol.44, n.3, e20932.  Epub 19-Dez-2019. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v44i3.20932.

Neste artigo procura-se compreender as múltiplas determinações em relação ao compromisso com a privatização da educação pública latino-americana. Observa-se a constituição de uma rede política de grupo de empresários, grupos econômicos, instituições financeiras e organismos multilaterais que se organizaram e se articularam para incidir nas tomadas de decisões nas políticas educativas dos países latino-americanos, notadamente o Movimento Todos pela Educação, no Brasil, e a Rede Latino-americana de Organizações da Sociedade Civil para a Educação. No desenvolvimento metodológico, procedemos ao levantamento e análise de fontes primárias (documentos oficiais, institucionais e relatórios) e secundárias (pesquisas e produções sobre o tema). Além disso, utilizamos a metodologia de análise de redes sociais. Como resultado, observamos que as redes influenciam nas estratégias e alianças que nos permitem compreender de forma mais complexa a interdependência e o contexto da política públicas em educação.

Palavras-chave : Redes de políticas públicas; Governança; Movimento Todos Pela Educação; Rede Latino-americana de Organizações da Sociedade Civil para a Educação..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )