SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número3Seria possível uma epistemologia freireana decolonial? Da “Cultura do silêncio” ao “Dizer a sua palavra” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

ZANOTTO, Luana; ALVES, Fernando Donizete  e  SOMMERHALDER, Aline. Da zona rural à escola urbana: problematizando relações pedagógicas entre professoras e crianças. Roteiro [online]. 2019, vol.44, n.3, e17773.  Epub 20-Mar-2019. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v44i3.17773.

O presente estudo focaliza as práticas pedagógicas de duas professoras - pedagoga e educadora física - na relação com um grupo de crianças residente em zona rural, inserido em uma escola municipal situada em perímetro urbano de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Nessa direção, objetivou compreender como ocorre a relação entre as professoras e as crianças no cotidiano das práticas pedagógicas. Os participantes foram 11 crianças estudantes do terceiro ano do ensino fundamental e duas professoras responsáveis pela turma (uma pedagoga e uma educadora física). Com base na abordagem qualitativa de pesquisa foi realizada observação participante em dois espaços escolares em que crianças e professoras convivem: na sala de aula e na quadra poliesportiva. Para sistematização das informações foram realizados registros em diário de campo. Todo o material coletado foi interpretado e categorizado via análise de conteúdo. Os resultados revelam relações positivas entre professoras e crianças. Por outro lado, revelam as dificuldades enfrentadas nas práticas pedagógicas com a população rural inserida na escola urbana, sobretudo no que concerne às diferenciações dos contextos de vida que perpassam o espaço rural onde vivem as crianças. Assim, há uma implicação nos saberes experienciais construídos nos intramuros da escola, os quais remetem à reflexão sobre como se realiza a formação inicial e continuada de professores que atuam com crianças moradoras da zona rural.

Palavras-chave : Práticas pedagógicas; Crianças de zona rural; Escola urbana..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )