SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número3Da zona rural à escola urbana: problematizando relações pedagógicas entre professoras e criançasConstruindo as competências do professor do ensino superior no Brasil: uma análise de trajetórias de docentes de escola de negócios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

LOUREIRO, Camila Wolpato  e  PEREIRA, Thiago Ingrassia. Seria possível uma epistemologia freireana decolonial? Da “Cultura do silêncio” ao “Dizer a sua palavra”. Roteiro [online]. 2019, vol.44, n.3, e17527.  Epub 10-Jun-2019. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v44i3.17527.

A colonialidade está presente na construção da mente e do imaginário latino-americano. Por meio da análise bibliográfica dos estudos pós-coloniais, subalternos e decoloniais, abordam-se as diferentes formas de representação da colonialidade, tendo a “Cultura do silêncio” proposta por Paulo Freire como expressão possível dessa relação de opressão. Dessa forma, objetiva-se pensar o conceito de “Cultura do silêncio” como uma representação da colonialidade do ser, na qual os sujeitos são subjugados e retirados do direito de pronunciamento crítico do (seu) mundo, propondo o conceito “Dizer a sua palavra” como uma forma de práxis decolonial. Consideramos que a ação de “Dizer a sua palavra” passa a ser um ato de desobediência epistêmica e de humanização dos corpos e mentes dos(das) subalternizados(as)/colonizados(as)/oprimidos(as).

Palavras-chave : Decolonialidade; Cultura do silêncio; Dizer a sua palavra..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )