SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue3Would a freirean’s decolonial epistemology be possible? From the “Culture of silence” to “Saying his word”Accompanying and supporting actions offered to teachers initiating in the school context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

BERGER, Cecília; FIGUEIRA NETO, Leandro  and  VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski. Construindo as competências do professor do ensino superior no Brasil: uma análise de trajetórias de docentes de escola de negócios. Roteiro [online]. 2019, vol.44, n.3, e19878.  Epub Aug 20, 2019. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v44i3.19878.

Desde o final da década de 1990, a demanda por educação superior em administração aumentou no Brasil, proporcionando benefícios às universidades particulares. Embora esse ambiente ofereça grande oportunidade para as escolas de negócios, ele também implica uma série de questões desafiadoras, que impactam a cadeia de valor do ensino. Entendendo serem as pessoas o grande diferencial das organizações bem-sucedidas, este artigo teve por objetivo refletir sobre a necessidade de as universidades particulares buscarem no corpo docente suas bases para a vantagem competitiva. Baseando-se no conceito de competências profissionais, argumenta-se que as competências dos docentes são estritamente relacionadas ao seu contexto de atuação, devendo, portanto, ser identificadas e desenvolvidas pela gestão universitária. Como aporte teórico, foram utilizados os estudos de Perrenoud (1998), Tardif (2000) e Shugurensky (2006), entre outros. Assim, o artigo explorou, por meio de um estudo de caso, quais são os fatores determinantes à construção das competências docentes na perspectiva dos professores. Os resultados revelaram que os professores atribuem à prática em sala de aula o maior diferencial na formação de suas competências, em detrimento dos fatores colaborativos e institucionais.

Keywords : Ensino superior; Competências docentes; Universidades particulares; Escola de negócios..

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )