SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número3Seria possível uma epistemologia freireana decolonial? Da “Cultura do silêncio” ao “Dizer a sua palavra”Acompanhamento e ações de apoio oferecidas aos professores iniciantes no contexto escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

BERGER, Cecília; FIGUEIRA NETO, Leandro  e  VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski. Construindo as competências do professor do ensino superior no Brasil: uma análise de trajetórias de docentes de escola de negócios. Roteiro [online]. 2019, vol.44, n.3, e19878.  Epub 20-Ago-2019. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v44i3.19878.

Desde o final da década de 1990, a demanda por educação superior em administração aumentou no Brasil, proporcionando benefícios às universidades particulares. Embora esse ambiente ofereça grande oportunidade para as escolas de negócios, ele também implica uma série de questões desafiadoras, que impactam a cadeia de valor do ensino. Entendendo serem as pessoas o grande diferencial das organizações bem-sucedidas, este artigo teve por objetivo refletir sobre a necessidade de as universidades particulares buscarem no corpo docente suas bases para a vantagem competitiva. Baseando-se no conceito de competências profissionais, argumenta-se que as competências dos docentes são estritamente relacionadas ao seu contexto de atuação, devendo, portanto, ser identificadas e desenvolvidas pela gestão universitária. Como aporte teórico, foram utilizados os estudos de Perrenoud (1998), Tardif (2000) e Shugurensky (2006), entre outros. Assim, o artigo explorou, por meio de um estudo de caso, quais são os fatores determinantes à construção das competências docentes na perspectiva dos professores. Os resultados revelaram que os professores atribuem à prática em sala de aula o maior diferencial na formação de suas competências, em detrimento dos fatores colaborativos e institucionais.

Palavras-chave : Ensino superior; Competências docentes; Universidades particulares; Escola de negócios..

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )