SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue3Building the teacher's competences higher education in Brazil: an analysis of trajectories of business school teachersThe professoral precarious and the predictional trends achieved by teachers of the public sector author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

GLASENAPP, Dirlene  and  HOBOLD, Marcia Souza. Acompanhamento e ações de apoio oferecidas aos professores iniciantes no contexto escolar. Roteiro [online]. 2019, vol.44, n.3, e20009.  Epub Aug 23, 2019. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v44i3.20009.

Este estudo visou analisar de que modo os professores iniciantes são acompanhados no cotidiano de sua prática pedagógica e quais ações de apoio lhes são oferecidas no contexto escolar por parte dos diretores e supervisores escolares. Trata-se de uma pesquisa que teve como objetivo conhecer o processo de acompanhamento e as ações de apoio oferecidas aos professores iniciantes na Rede Municipal de Ensino de um município catarinense. Caracteriza-se como uma investigação de cunho qualitativo, em que se utilizou a entrevista semiestruturada como instrumento para a coleta de dados e a análise de conteúdo para sua interpretação. Os participantes são diretores, supervisores escolares e professores experientes, ou seja, profissionais que recebem os docentes iniciantes nas escolas de Ensino Fundamental. Os principais autores que sustentam os aportes teóricos são: García (1999, 2009), Giovanni e Guarnieri (2014), Imbernón (2011), Libâneo (2008), Nono (2011) e Placco, Souza e Almeida (2012). Os resultados apontam que são oferecidas aos professores iniciantes ações pontuais, de acordo com as demandas vivenciadas no contexto escolar. Os dados revelam, ainda, que o acompanhamento desses professores é realizado preponderantemente pelos supervisores escolares, sendo que a direção se envolve mais nos aspectos administrativos concernentes a esse profissional. Porém, a sobrecarga de trabalho dos supervisores escolares não tem favorecido a realização de um acompanhamento sistemático desses docentes, o que pode fragilizar o processo de desenvolvimento profissional do professor iniciante.

Keywords : Professores iniciantes; Ações de apoio e acompanhamento; Diretores e supervisores escolares..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )