SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número3Construindo as competências do professor do ensino superior no Brasil: uma análise de trajetórias de docentes de escola de negóciosO precariado professoral e as tendências de precarização que atingem os docentes do setor público índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

GLASENAPP, Dirlene  e  HOBOLD, Marcia Souza. Acompanhamento e ações de apoio oferecidas aos professores iniciantes no contexto escolar. Roteiro [online]. 2019, vol.44, n.3, e20009.  Epub 23-Ago-2019. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v44i3.20009.

Este estudo visou analisar de que modo os professores iniciantes são acompanhados no cotidiano de sua prática pedagógica e quais ações de apoio lhes são oferecidas no contexto escolar por parte dos diretores e supervisores escolares. Trata-se de uma pesquisa que teve como objetivo conhecer o processo de acompanhamento e as ações de apoio oferecidas aos professores iniciantes na Rede Municipal de Ensino de um município catarinense. Caracteriza-se como uma investigação de cunho qualitativo, em que se utilizou a entrevista semiestruturada como instrumento para a coleta de dados e a análise de conteúdo para sua interpretação. Os participantes são diretores, supervisores escolares e professores experientes, ou seja, profissionais que recebem os docentes iniciantes nas escolas de Ensino Fundamental. Os principais autores que sustentam os aportes teóricos são: García (1999, 2009), Giovanni e Guarnieri (2014), Imbernón (2011), Libâneo (2008), Nono (2011) e Placco, Souza e Almeida (2012). Os resultados apontam que são oferecidas aos professores iniciantes ações pontuais, de acordo com as demandas vivenciadas no contexto escolar. Os dados revelam, ainda, que o acompanhamento desses professores é realizado preponderantemente pelos supervisores escolares, sendo que a direção se envolve mais nos aspectos administrativos concernentes a esse profissional. Porém, a sobrecarga de trabalho dos supervisores escolares não tem favorecido a realização de um acompanhamento sistemático desses docentes, o que pode fragilizar o processo de desenvolvimento profissional do professor iniciante.

Palavras-chave : Professores iniciantes; Ações de apoio e acompanhamento; Diretores e supervisores escolares..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )